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Veículos Elétricos no Brasil 2022

1. Mercado de veículos elétricos no Brasil

O mercado de veículos elétricos no Brasil, vem mostrando já a alguns anos uma constate e otimista evolução, tanto na modernização do setor energético visando evitar futuras crises, como na criação e desenvolvimento de e politicas publicas que possibilitam que a mobilidade elétrica tenha estrutura para funcionar de maneira efetiva nos centros urbanos.

2. Oferta x Demanda de veículos elétricos no Brasil

Percebemos em nosso dia dia que o mercado de VES ainda não convenceu os os consumidores brasileiros que por mais que saibam das vantagens, ainda mostram um certa desconfiança por ser algo ainda a ser descoberto.

Uma demanda latente, caracteriza assim pelo fato da oferta não estar plenamente consolidada, sendo assim a fase de descoberta e percepção de valor perante o consumidor, acaba pesando mais que a necessidade adquirir  o produto no momento da tomada de decisão da compra.A Falta de planejamento estratégico de marketing justifica o porque não saimos do lugar,

3. Aumento do valor do combustível fóssil impulsiona a busca por veículos elétricos no Brasil.

Nos últimos 5 anos, muitas famílias brasileira começaram a buscar alternativas para reduzir os custos com transporte e abastecimento de seus veículos movidos por combustíveis fosseis.

O valor do litro gasolina aumento em 75% nos últimos 12 meses, chegando pela primeira vez, em Fevereiro na casa dos R$: 8,00 por litro e hoje a media é de R$: 7.45 o litro. dados colhidos no site da ANP na Resolução ANP nº 795/2019 · Resolução ANP nº 27/2008 .

4. Avanço do mercado de veículos elétricos no Brasil em 12 meses.

Em  2021 o mercado de veículos elétricos registrou alta de quase 300% nas vendas, em comparado ao mesmo período de 2020. De fato, o aumento das vendas de veículos elétricos em todo mundo acontece de maneira expressiva.

Uma nova cadeia produtiva vai se concretizando inevitavelmente vai aos poucos substituindo alguns produtos que fazem parte  rede de distribuição de derivados de petróleo.

5. Mercado de Veículos Elétricos no Brasil em 2022

Segundo a ABVE O mercado de veículos eletrificados no Brasil entrou em 2022 no mesmo ritmo forte de 2021, com nada menos do que 2.558 emplacamentos nos primeiros 30 dias do ano.

  • Foi o melhor mês de janeiro de toda a série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
  • Um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% sobre janeiro de 2020 (1.568).
  • A frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país, desde 2012, já é de 79.817 unidades, devendo passar de 100 mil no início do segundo semestre.
  • A participação dos eletrificados no conjunto das vendas domésticas foi de 2,2% em janeiro (2.558, sobre o total de 116.801 – Fenabrave).
  •  Dezembro/21 também tinha sido o melhor mês da série histórica, com 4.545 eletrificados, fechando um ano de crescimento recorde de 77% sobre 2020.
  • Os números referem-se à soma de automóveis, utilitários e comerciais leves eletrificados (HEV+ PHEV+ BEV). Não inclui ônibus, caminhões e levíssimos elétricos.

6. DADOS POR MOTORIZAÇÃO 

Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram assim distribuídas:

  • 542 HEV (elétrico híbrido): 60% do total.
  • 649 PHEV (elétrico híbrido plug-in): 25,5%
  • 367 BEV (elétrico plug-in totalmente a bateria): 14,5%
  • TOTAL: 2.558
  • O mercado segue liderado pelos híbridos flex a etanol fabricados no Brasil pela Toyota. Foram 1.310 unidades em janeiro, ou 51% do total (2.558).
  • Os eletrificados mais vendidos foram o Toyota Corolla Cross (HEV), com 908 unidades, e o Toyota Corolla Altis (HEV), com 402.
  • Em seguida, Volvo XC60 (PHEV), com 198, e Volvo XC40 (PHEV), com 117.

7. ESTAMOS LONGE, MAIS NO CAMINHO.

  • O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou o ótimo momento da eletromobilidade no Brasil, mas lembrou que o país pode mais.

“O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.

“Precisamos ampliar o planejamento estratégico da descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial” – disse.

9. BEVS 100% ELÉTRICOS 

  • O início do ano também confirmou a tendência de crescimento dos elétricos 100% a bateria (BEV) no Brasil.
  • Com 367 unidades em janeiro/22, os BEVs chegaram a 14% dos 2.558 eletrificados do mês.

A participação (market share) dos BEVs no total de eletrificados segue em alta:

  • BEVs em 2020: 801.
    4% do total (19.745).
  • BEVs em 2021: 2.851 (janeiro/dezembro).
    8% dos eletrificados do ano (34.990).
  • BEVs em janeiro/2022: 367
    14,5% do total do mês (2.558).

Já são mais de 5 mil veículos 100% elétricos em circulação no Brasil.

Confira a evolução do mercado de BEVs (em total de unidades):

TOTAL: 5.203

Em janeiro/22, o destaque entre os BEVs é o Volvo XC40 Recharge PE, com 107 unidades, superando a liderança do Nissan Leaf Tekla (41).

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Andersson Finn

CMO - Head of Marketing
Mega Elétron Brava - Veículos Elétricos

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unicuritiba, Pós-Graduação MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Opet, Pós-Graduação em Marketing pela FAE Business School, M.A Marketing LSDM - London School of Design and Marketing.